O Centro
Educacional Curumim é o primeiro da
região a se especializar na Abordagem Pikler e, portanto, a ter um método com eficiência
comprovada para a educação da primeira infância. Além disso, contaremos a partir do próximo
semestre, com uma unidade para atendimento específico aos nossos bebês!
A Abordagem Pikler surgiu na Hungria e é um dos únicos trabalhos pedagógicos pensado em
detalhes para bebês e crianças de 0 a 3 anos. Por isso a proposta se tornou um modelo nos
países da Europa e Estados Unidos.
Conhecida em todo o mundo foi desenvolvida através de anos de pesquisas com bebês, onde Emmi
Pikler percebeu que atitudes vistas nas famílias e escolas,
com intuito de acelerar o desenvolvimento motor da criança, como ajudá-la a ficar em pé, a
andar, fazê-la sentar sem
antes estar preparada, trazem como resultado uma criança insegura física e psicologicamente.
A aplicação da abordagem tem como resultado crianças mais confiantes, alegres e ativas. O
mesmo percebe-se nas relações com os adultos, sejam eles educadores ou a própria família.
Portanto nossa filosofia é baseada em cinco princípios, que são eles: Criar um laço de amor,
Estabelecer os limites e regras e estruturar a autoridade, Definir as Rotinas e Rituais,
Fornecer um ambiente preparado e
manter a observação ativa do educador.
Nosso espaço é amplo, seguro e aconchegante, com móveis pensados e desenvolvidos
especialmente para os bebês, as educadoras organizam o ambiente de modo que o bebê possa se
movimentar livremente, explorar os brinquedos em sua volta e desenvolver suas capacidades
motoras enquanto brincam.
Nossa Unidade Kids atende crianças de 3 a 5 anos e
tem como principais pilares a aprendizagem ativa, o trabalho com projetos, as estações do
conhecimento, o gosto pela leitura e a alfabetização pelo método fônico.
Nossa estrutura é ampla, com grande área ao ar livre, salas arejadas, aconchegantes e a
natureza que se faz presente em toda escola.
Cantinhos do
brincar
Baseiam-se em um trabalho que valoriza a autonomia, a capacidade individual, a tomada de decisão e a criatividade das crianças. São momentos incríveis onde as crianças descobrem, inventam, interagem, constroem conhecimentos, exploram e se expressam de maneira livre, sem intervenção do educador.
Brinquedos não
estruturados
Escolhemos esses materiais pois favorecem o brincar exploratório e o movimento da criança. Além disso, são materiais instigantes por serem de diferentes texturas e materialidades, como madeira, metal, feltro, tecidos, plásticos.
Implementos
Os implementos podem ser denominados como certo tipo de brinquedo, feitos de material amadeirado, que oferecem desafios de movimentação da criança. Eles “convidam” a criança a criar e se descobrir de forma autônoma, segundo Hansen, 2017.
Políticas de Privacidade